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- PWP E-FED: Como Promar?
Posted by : Unknown
28 maio 2011
- A vossa gimmick conta ...
Conta, e muito. Para promar, é a primeira coisa a ter em mente. " Quem sou eu " é a pergunta de ordem. Não se proma sem gimmick, e não há gimmicks sem promos, por isso, antes de meterem as mãos ao teclado,tentem pensar em algo que incite o leitor a dar destaque à promo. Tentem ser o mais realistas possiveis, e dar um toque pessoal à vossa personagem enquanto promam. Por exemplo, um motoqueiro merece ter um verdadeiro dicionário de insultos preparado, um doutor, uma lista de termos técnicos da medicina, e aí por diante. Não toquem em promos se ainda não sabem quem são, só vos prejudica.
- ... mas a do adversário, também !
Exactamente. É um erro comum de se fazer. O uso indevido da personagem adversária não só o aborrece a ele, como tira mérito ao próprio prommer. Tenham em conta a gimmick dele, como costuma falar em promos, as suas atitudes, até mesmo o que ele poderia fazer reagindo à vossa personagem. Aliás, tentem cooperar ! Ok, isto é um jogo, e jogos são para ser ganhos, mas a norma principal é a diversão ! Cooperem, façam as promos juntos, pensem numa maneira de destacar ainda mais a rivalidade. Duas cabeças pensam sempre melhor que uma, e da cooperação só podem beneficiar.
- Descrição, descrição.
É sempre muito bom dar ao leitor a imagem do que se passa. Descrever o ambiente, a maneira como a vossa personagem vai vestida, tudo, desde temperatura até ao minimo detalhe, isto, tentando também não sobrecarregar a promo. Uma promo deve elucidar de todas as maneiras possiveis quem a lê, para a perceberem melhor e compreender completamente a mensagem que é transmitida.
- Onde estou eu ?
Uma das coisas mais importantes numa promo : o local. É extremamente importante que descrevam onde se encontram, e o porquê. Em vez de clichézarmos as coisas, e fazer promos que são monólogos extensos em casa, frente a uma câmara, que tal sair à rua, interagir com as pessoas, com os fãs, fazer uma entrevista, uma conferência, cooperar com os amigos, beber uma cerveja num bar, namoriscar ? Isto é uma e-fed, quase tudo é possivel. Não há limites para a imaginação, e existem milhares de locais possiveis para divulgar a mensagem pretendida.
- Xcrevu ben açim ?
O ponto mais importante, os erros ortográficos. Ok, não somos nenhuns lordes e senhores, não é necessário ter tudo na maior das perfeições, mas é agradável. E muito. Ninguém gosta de ver textos redigidos à pressa, com bateladas de erros e uma apresentação péssima. Tentem apelar ao sentido visual do leitor, colocar bem os bolds e os itálicos, fazer um texto bem coordenado e com as ideias bem apresentadas, e sem trocar s's por x's, e's por i's e aí por diante, só vos tira mérito a vós próprios, e não fica nada bem.
Conta, e muito. Para promar, é a primeira coisa a ter em mente. " Quem sou eu " é a pergunta de ordem. Não se proma sem gimmick, e não há gimmicks sem promos, por isso, antes de meterem as mãos ao teclado,tentem pensar em algo que incite o leitor a dar destaque à promo. Tentem ser o mais realistas possiveis, e dar um toque pessoal à vossa personagem enquanto promam. Por exemplo, um motoqueiro merece ter um verdadeiro dicionário de insultos preparado, um doutor, uma lista de termos técnicos da medicina, e aí por diante. Não toquem em promos se ainda não sabem quem são, só vos prejudica.
- ... mas a do adversário, também !
Exactamente. É um erro comum de se fazer. O uso indevido da personagem adversária não só o aborrece a ele, como tira mérito ao próprio prommer. Tenham em conta a gimmick dele, como costuma falar em promos, as suas atitudes, até mesmo o que ele poderia fazer reagindo à vossa personagem. Aliás, tentem cooperar ! Ok, isto é um jogo, e jogos são para ser ganhos, mas a norma principal é a diversão ! Cooperem, façam as promos juntos, pensem numa maneira de destacar ainda mais a rivalidade. Duas cabeças pensam sempre melhor que uma, e da cooperação só podem beneficiar.
- Descrição, descrição.
É sempre muito bom dar ao leitor a imagem do que se passa. Descrever o ambiente, a maneira como a vossa personagem vai vestida, tudo, desde temperatura até ao minimo detalhe, isto, tentando também não sobrecarregar a promo. Uma promo deve elucidar de todas as maneiras possiveis quem a lê, para a perceberem melhor e compreender completamente a mensagem que é transmitida.
- Onde estou eu ?
Uma das coisas mais importantes numa promo : o local. É extremamente importante que descrevam onde se encontram, e o porquê. Em vez de clichézarmos as coisas, e fazer promos que são monólogos extensos em casa, frente a uma câmara, que tal sair à rua, interagir com as pessoas, com os fãs, fazer uma entrevista, uma conferência, cooperar com os amigos, beber uma cerveja num bar, namoriscar ? Isto é uma e-fed, quase tudo é possivel. Não há limites para a imaginação, e existem milhares de locais possiveis para divulgar a mensagem pretendida.
- Xcrevu ben açim ?
O ponto mais importante, os erros ortográficos. Ok, não somos nenhuns lordes e senhores, não é necessário ter tudo na maior das perfeições, mas é agradável. E muito. Ninguém gosta de ver textos redigidos à pressa, com bateladas de erros e uma apresentação péssima. Tentem apelar ao sentido visual do leitor, colocar bem os bolds e os itálicos, fazer um texto bem coordenado e com as ideias bem apresentadas, e sem trocar s's por x's, e's por i's e aí por diante, só vos tira mérito a vós próprios, e não fica nada bem.
Role-Play
O histórico e tradicional método de desenvolvimento do seu e-wrestler
atraves do uso de palavras descritivas, trash talk, ou cenário.
O Principal objectivo do role-playing numa E-Fed é de desenvolver a
vossa 'persona' (personagem). O Role-Playing é avaliado por tantos
critérios em diferentes aspectos, que não existe uma única forma de ser
bem sucedido. Mas as próximas linhas irão mostrar o básico para atingir
o sucesso.
Opener - Definições, cenário e arredores. Introdução aos
principais personagens. Isto será o que te pode construir ou destruir.
Fá-lo de modo interessante e tem a certeza que os leitores conseguem
consegue ter uma imagem visual.
Set Up - Introdução para apoiar as personagens no resto da Roleplay
Main Event - Será a promo ou a actividade em si. Isto chama-se a
carne da roleplay. O corpo se isto fosse um humano. As principais
acções, podem perder os vossos leitores se isto nao for interessante
Wrap up - Onde se começa o fim da RP. Não arrastem a vossa
roleplay outra e outra vez até alguem se deixar de dormir, começem a
embrulhar a RP para o fim.
Pay Off - Final Feliz? Final Infeliz? Tem a certeza que acabas a roleplay.
Certifica-te que a tua roleplay tem um principio e um fim de qualquer
modo. "Continua..." começa a tornar-se aborrecido. Podem é fazer "A
parte 2 está a caminho!". O fim deverá ser uma recompensa para os
leitores, logo tem de terminar da melhor maneira possivel.
As palavras finais numa típica roleplay são: "A camara faz fade out", "Fim", "A imagem fica toda a preto", etc.
Promo no ringue - Este sem dúvidas é o metodo mais popular para
se fazer uma roleplay. Muito simples, colocas o teu e-wrestler dentro
de um ringue durante um show e basicamente utilizas alguma "trash talk"
contra o teu oponente. Isto pode ser comparado as segmentos de 20
minutos da RAW com o HHH, Vince McMahon etc. É uma boa maneira de
utilizar uma psicologia na VIDA REAL contudo no e-wrestling é um pouco
diferente. In-Ring Rp's podem ser bastante secantes para um e-wrestler
veterano. Todos os Gm's que têm experiencia não gostam das mesmas.
Entrevista - Simples, isto é onde colocas o teu e-wrestler numa
entrevista pre-match, utilizas um entrevistador do staff, este faz-te
perguntas sobre o combate as quais tu respondes. Maior parte dos
rookies utilizam-nas a toda a gora, contudo os e-wrestler's experientes
so as utilizam para segmentos no show. Por outras palavras, enviam-nas
ao gm para as utilizar no show.
Desenvolvimento de Personagem - Os veteranos vivem deste modo. Pode
levar desde a criatividade a um nível viciante. Podes fazer qualquer
coisa, em qualquer lado e teres o teu e-wrestler em qualquer situação
que conta a história sobre aquilo que a tua personagem é. O estranho
mas lindo é que normalmente nada tem a ver com o combate. Estas apenas
servem para desenvolver o wrestler para um ser humano realistico.
Tambem se pode mencionar o combate, contudo não muito.
atraves do uso de palavras descritivas, trash talk, ou cenário.
O Principal objectivo do role-playing numa E-Fed é de desenvolver a
vossa 'persona' (personagem). O Role-Playing é avaliado por tantos
critérios em diferentes aspectos, que não existe uma única forma de ser
bem sucedido. Mas as próximas linhas irão mostrar o básico para atingir
o sucesso.
Opener - Definições, cenário e arredores. Introdução aos
principais personagens. Isto será o que te pode construir ou destruir.
Fá-lo de modo interessante e tem a certeza que os leitores conseguem
consegue ter uma imagem visual.
Set Up - Introdução para apoiar as personagens no resto da Roleplay
Main Event - Será a promo ou a actividade em si. Isto chama-se a
carne da roleplay. O corpo se isto fosse um humano. As principais
acções, podem perder os vossos leitores se isto nao for interessante
Wrap up - Onde se começa o fim da RP. Não arrastem a vossa
roleplay outra e outra vez até alguem se deixar de dormir, começem a
embrulhar a RP para o fim.
Pay Off - Final Feliz? Final Infeliz? Tem a certeza que acabas a roleplay.
Certifica-te que a tua roleplay tem um principio e um fim de qualquer
modo. "Continua..." começa a tornar-se aborrecido. Podem é fazer "A
parte 2 está a caminho!". O fim deverá ser uma recompensa para os
leitores, logo tem de terminar da melhor maneira possivel.
As palavras finais numa típica roleplay são: "A camara faz fade out", "Fim", "A imagem fica toda a preto", etc.
Promo no ringue - Este sem dúvidas é o metodo mais popular para
se fazer uma roleplay. Muito simples, colocas o teu e-wrestler dentro
de um ringue durante um show e basicamente utilizas alguma "trash talk"
contra o teu oponente. Isto pode ser comparado as segmentos de 20
minutos da RAW com o HHH, Vince McMahon etc. É uma boa maneira de
utilizar uma psicologia na VIDA REAL contudo no e-wrestling é um pouco
diferente. In-Ring Rp's podem ser bastante secantes para um e-wrestler
veterano. Todos os Gm's que têm experiencia não gostam das mesmas.
Entrevista - Simples, isto é onde colocas o teu e-wrestler numa
entrevista pre-match, utilizas um entrevistador do staff, este faz-te
perguntas sobre o combate as quais tu respondes. Maior parte dos
rookies utilizam-nas a toda a gora, contudo os e-wrestler's experientes
so as utilizam para segmentos no show. Por outras palavras, enviam-nas
ao gm para as utilizar no show.
Desenvolvimento de Personagem - Os veteranos vivem deste modo. Pode
levar desde a criatividade a um nível viciante. Podes fazer qualquer
coisa, em qualquer lado e teres o teu e-wrestler em qualquer situação
que conta a história sobre aquilo que a tua personagem é. O estranho
mas lindo é que normalmente nada tem a ver com o combate. Estas apenas
servem para desenvolver o wrestler para um ser humano realistico.
Tambem se pode mencionar o combate, contudo não muito.
Regras
Escrita e Pontuação - Escrevam correctamente, coloquem sempre tudo o mais correcto não escrevam como aqui nestes exemplos:
"hoje a noite voute vencer dentro deste ring seu palhaco"
"Hoje á note, vou-te vecer dentro deste riing, seupalhaço"
Não façam o vosso wrestler parecer uma criança - Se o vosso
wreslter parecer um miúdo de 13 anos, não vai ter muitas hipoteses de
vencer. Vejam WWF e WCW, os wrestler's nunca juram e se assim o fazem,
é editado. Contudo, quantos são os wreslter's de 25 anos que dizem
"cona", "pila"? Não muitos. Maus exemplos "este palhaço tem bafo de
cona"! Isto pareceu-me completamente estúpido. Cresçam e não falem
desta maneira, porque os wrestler's nunca o fariam. Comigo isto da
direito a "job".
Não falem como um smart - Se voces assistirem á WWE, nunca ouvi
nenhum wrestler a mencionar a palavra, "jobber" ou até mesmo "push". E
eu já vejo wrestling á muitos anos. Logo não o façam. Mau Exemplo.
"Eu vou derrotar-te! Tu não passas de um jobber dentro desta companhia! Eu é que mereço ser pushado!"
Escrevam em parágrafos - Naõ juntem tudo num só paragrafo. É mais
dificil de ler e não parece muito bom. Escrevam em multiplos
paragrafos, isto vai decerto ajudar-vos. Mau exemplo:
Sejam Descritivos - Descrevam o que o wrestler tem vestido, como
ele age, o que ele está a fazer. Sejam muito descritivos para o leitor
possa ter uma imagem visual.
Espero que tenham gostado e aprendido algo mais.
É o que digo, nós vamos ter que começar a pagar ao I'm Awesome pelo grande trabalho que está a ter com este projecto, este homem é um veterano nestas lides e ainda por cima ele está sozinho nestas lides, muito obrigado mais uma vez por este trabalho todo que estás a ter, o meu único medo agora é puderes desistir disto devido á falta de apoio a nível de colaboradores e cansaço, espero que não venha a acontecer, continua assim
ResponderEliminarZer0
A unica coisa que me faria desistir era a vossa falta de interesse.
ResponderEliminarObrigado
You're awesome !
ResponderEliminarEu promei da maneira que sabia, mas se não é assim...
ResponderEliminarMuito bom
ResponderEliminarExcelente guia. Tanto para quem nunca promou como mesmo para os outros. Eu pessoalmente já "promei" várias vezes (não digo que bem) e mesmo assim o artigo deu-me um jeitaço e ainda aprendi umas coisas.
ResponderEliminarEsta aqui um bom guia sem dúvida!
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